Blog do escritor Ferréz

Dia 28 em Volta Redondo

Salve Rapa, vou estar em Volta Redonda para um roda de formação com professores, pretendo levar os textos para leitura e mostrar como cativar nosso povo para o hábito fantástico de ler.
A noite tem o Sarau ainda com várias poesias e vamos meter marcha na nossa cultura.
Tudo nosso.

Eu sem estar lá

Sempre pensei nesse momento, mas até ver, sempre duvidei também.
Não precisei pegar avião, não precisei nem sair de casa, quando chegou o flyer pensei: Agora sim, entendo que alcancei algo.
Uma pessoa poder tocar uma palestra, leitura e tudo mais sobre um autor, pra mim muita honra.
segue o flyer ai pra vocês verem, e ainda temos muito a lutar para que a literatura que fazemos chegue de certa forma a todas as pessoas.
começo sempre falando no singular, depois vai virando no plural, é assim mesmo, ao meu lado está sempre muita gente.
Grande abraço. gratidão.

trecho de Datilógrafo do gueto

Trecho do livro: Datilógrafo do gueto
Onde pretendo trazer as letras que fiz no Rap Nacional, as poesias, minhas participações, e minhas histórias durante essas criações.

O Rap nacional é o ritmo que mais me influencia, das ruas da Sul, quando eu era bem pequeno, até os shows que fui e os amigos que conquistei, com o Rap eu nunca me senti sozinho.
As vezes as ideias não podem ser digitadas, ai então, pego o caderno, dessa vez não pra por a primeira ideia, mas pro por a coisa definitiva, digo coisa pois nem poesia, nem crônica acho que são, algumas tem estradas, como os percursos ancestrais inexplicáveis dos griots, ou similar como nossos repentistas, outros são vontades de continuar deslizando a caneta no papel, talvez por uma terapia de auto cura.
Como não escrever em forma de Rap se ele foi minha escola? A cada rima a vida narrada, e gente para me ouvir recitar nas vielas e quebradas.

Se é para dizer que tipo de literatura seria, talvez uma escrita Hip-Hop, algo entre a letra de um Rap e um conto curto, uma crônica que só o gueto produz.

Ferréz no Apoia.se

Salve Rapa, fiz uma campanha no Apoia.se para dar um suporte no meu trampo, entre textos, contos, poemas, palestras e tudo mais, essa campanha pretende me dar tempo para fazer o livro: Datilógrafo do gueto, você apoiando essa campanha contínua pode receber o livro, o livro e uma camiseta, e até os dois e um café comigo na quebrada, e ai bora nessa? veja como participar nesse link.

https://apoia.se/datilografodogueto

Selo Povo lança segunda edição de Cronista de um tempo ruim

A editora Selo Povo vai lançar em alguns meses o livro Cronista de um tempo ruim. Pra mim um orgulho ter o livro escrito, editado e vendido na quebrada. Essa nova edição traz 4 textos inéditos em livro, e um novo acabamento gráfico além de nova capa. Lançado em 2011 a primeira edição vendeu 2.000 exemplares em 3 meses e depois ficou esgotada. Em breve anunciamos o local e data para o lançamento.

Selo Povo editora será acelerada

Com muita alegria, semana passada recebemos a notícia de que a editora Selo Povo, será acelerada pela NIP, a aceleradora criada pela A banca.
Assim, vamos poder fazer crescer esse projeto que já editou 7 livros e está indo pro oitavo totalmente de forma independente.
Uma grande alegria pois de fato, trabalhar com literatura na periferia não é tarefa fácil.
Frequentemente temos bons livros nas mãos, mas não podemos publicar e nem sequer editar por falta de tempo e dinheiro e também estrutura.
A 18 anos editei a primeira revista Literatura Marginal, pela editora Casa Amarela, depois veio mais dois números e foram mais de 48 autores lançados no Brasil todo, ainda editei um livro para a editora Ágir só com autores da escrita periférica.
O Selo Povo foi criado para dar continuidade nesse trabalho.
virão grandes novidades, e a quebrada vai poder sim, falar essa frase com muita força.
Ninguém controla nossa história.

Novo livro da Selo Povo com crônicas do Ferréz

Hoje reunião da Selo Povo para nova capa do Cronista de um tempo ruim, a primeira edição esgotou e agora em novo formato e nova capa, desse meu livro crônicas. Em breve novidades e lançamento dessa nova edição