Blog do escritor Ferréz

O Grande Assalto (conto)

O Grande Assalto

Avenida Santo Amaro. Às 13 h.
Um homem mal vestido para em frente a uma concessionária de automóveis fechada e nota as bolas promocionais amarradas à porta.
Um policial desce da viatura, olha para todos os lados e observa um suspeito parado em frente a uma concessionária. O suspeito está mal vestido e descalço.
Uma senhora sentada no banco do ônibus que pára na avenida para pegar passageiros comenta com a moça sentada ao seu lado que tem um mendigo todo sujo parado em frente a uma loja de automóveis.
Um senhor passa por um homem todo sujo. segura a carteira e começa a andar apressado. Logo que nota a viatura estacionada mais à frente, se sente seguro, amenizando os passos.
Um jovem tenta desviar de trás do ônibus parado, os policias que ele vê logo à frente lhe trazem desconforto, pais seu carro está repleto de drogas que serão comercializadas na faculdade onde estuda.
O homem malvestido resolve agir, dá três passos à frente, levanta as mãos e agarra duas bolas promocionais; faz a conta rapidamente e se sente realizado, quando pensa que ao vender as bolas comprará algo para beber.
Uma moça alertada pela senhora ao seu lado no ônibus, chama a atenção de vários passageiros para o homem que, segundo ela, é um mendigo, e diz alto que ele acabou de roubar algo na concessionária.
Um jovem com o carro cheio de drogas para vender na sua faculdade nota o homem correndo com duas bolas e dá ré no carro ao ver os policiais vindo em sua direção.
Um policial alcança o homem mal vestido e bate com o cabo do revólver em sua cabeça várias vezes; o homem tido como mendigo pelos passageiros de um ônibus em frente cai e as bolas rolam pelo asfalto.
Um motorista que dirige na mesma linha há oito anos tenta ficar com o ônibus parado para ver os policiais darem chutes e socos em um homem malvestido que está caído na calçada, mas o trânsito está livre e ele avança passando por cima e estourando duas bolas promocionais.

5 comentários:

mariorocha disse...

Oi Ferrez, desculpa usar este espaço aqui para entrar em contato com vc, meu nome é Mario, nascido e criado em Bangú RJ, sempre leio a sua coluna na Caros Amigos.
Hoje faço faculdade de cinema e tento organizar eventos para criar oportunidades, já que não posso ficar esperando as coisas caírem do céu.
Estou organizando um evento para os dias 10 e 11 de dezembro, basicamente trata-se de curtas universitários que estão estreiando. Haverá uma mesa de debate sobre esses filmes, com a idéia de estar indicando caminhos para esses futuros profissionais. Acho muito importante a sua visão e a do Paulo Lins, pois no meio universitário vejo que muitas vezes a temática é Burguesa e acharia importantíssimo que vocês dessem a opinião de vocês sobre isso.
Infelizmente a produção é pequena e não temos condições para bancar passagem e hospedagem sua aqui no Rio, quanto ao Paulo Lins, tentei achar o contato, mas não obtive sucesso. Será que você poderia me ajudar com isso?
Vou deixar todos os contatos possíveis para não ter erro.
2224-6783 (Casa)
3970-7070 (Trab)
9336-1895

Um grande abraço e muito obrigado.

obs.: Parabéns pelos textos, gosto muito das colunas na Caros, infelizmente ainda não consegui comprar os livros, mas vai rolar.
Valeu!

Anônimo disse...

salve salve mano ferraz,meu vugo e´Babum moro no santo eduardo quero te dar meus parabens por lancar o 1da sul para represcentar nossa Quebrada, mando tambem um salve pra RAPA dos PREDIOS,e todos aqueles que usam a marca 1dasul.Estamos todos contentes por poder levar o 1dasul pra leste,oeste,norte pois temos horgulho de nossa zona sul,um abraso de um filho da sul,que tem um grande respeito porquem defende nossa zona sul.

Raphael Santos de Moraes disse...

Parabéns pelo conto, vou usá-lo em uma aula de ensino médio, tentar caracterizar contos. Achei que houvesse alguma relevância o título à direita e a divisão em blocos que estava no livro.
Obrigado, abraços.

Raphael Santos de Moraes disse...

Parabéns pelo conto, vou usá-lo em uma aula de ensino médio. Achei que houvesse alguma relevância o título à direita e a divisão em blocos, como está no livro.
Obrigado, abraço.

- Daniela R. disse...

Olá! Ferréz, soube de você recentemente em uma aula na Universidade de Brasília. Eu e meu parceiro vamos fazer uma apresentação em Literatura Contemporânea sobre você e o Arnaldo Antunes.
Eu não sabia dessa movimentação de literatura marginal, apesar de que eu já escrevia uns textos no mesmo sentido.
Conhecer sobre você expandiu muito a minha mente! Valeu demais!
Um salve de Ceilândia, periferia de Brasília. Resistência sempre!