Blog do escritor Ferréz

Noticias ruins e boas.

Aos amigos e clientes.
nem todos os posts são felizes infelizmente, mas agente tenta ser sincero, infelizmente depois de 2 anos e 7 meses a loja 1DASUL de Santo Amaro, acabou fechando, foi difícil sair da galeria Borba Gato, que nos abrigou tão bem nesse tempo, a razão principal é a grande demanda de produtos da china que chegaram nesses meses ao local, é impossível produzir roupa como produzimos, onde não usamos mão de obra explorada, nem escravizada, onde todos que interagem com a marca são registrados, e rivalizar com preços como os produtos chineses tem.
Então a marca prefere se retirar, o país abriu as pernas para a importação, e na real agente não consegue bater de frente com os preços oferecidos.
Nesses meses não tem sido fácil para mim nem para a 1DASUL, o desfile que ia se realizar em julho acabou sendo cancelado, pois um dos organizadores fechou o lugar com a Nike, que acabou patrocinando todo o evento.
O organizador, Marcelo Rosenbaum que nos havia convidado para o projeto, Agente Transforma, acabou voltando sua atenção para a Nike, e a 1DASUL foi retirada do projeto, que foi realizado no campo do Astro no Parque Santo Antônio.
Como as pessoas que intermediaram a entrada do Rosenbaum no nosso bairro não tomaram partido, a 1DASUL por sua postura contra empresas multinacionais, que tem histórico de exploração de mão de obra, entre elas infantil, se coloca completamente contra iniciativas desse porte, que não trazem de fato, benefícios para a comunidade.
Como acreditamos que o juiz mais justo é o tempo, vamos continuar trabalhando, e lutando para um dia a periferia ser respeitada não só como um lugar onde as pessoas chegam e nos usem, mas como um lugar onde as pessoas venham para realmente somar.
Mas tem muita coisa boa acontecendo também, uma delas é o projeto Inteferência que agora terá aulas todos os dias.
O Interferência está no Jardim Comercial, na travessa Santiago , 23 e tem jogos, brincadeiras, oficinas de leitura e escrita, artes, lazer e cultura, agente te espera por lá.

Ferréz

2 comentários:

Anônimo disse...

esse é meu país 1° mundo brazzzzzil todo mundo feliz já dizia Cambio Negro
eu com meu bonezinho da um da sul
aki na leste só acho zuado trocarmos o nosso pelos enlatados
muita paz irmão.

Dante Olivares disse...

Mal FerreZ, ter que fechar a loja!! Apesar que eu penso aqui, e o pessoal que compra 1dasul nao é o mesmo pessoal que compra essa tralha toda chinesa, ou é? Eu vejo 1dasul e os produtos nao somente como vestes, e sim como identidade do Capao, da Periferia. Um boné da 1dasul é muito mais uma forma de nos identificarmos, de mostrarmos pro mundo nossas origens e nosso orgulho pelo Capao e pela periferia do que simplesmente um boné. Pena que o mercado nao veja assim, e que reine sempre a premissa do consumismo maluco e do lucro desenfreado, que acaba com a consciencia e com a identificaçao do nosso pessoal!

Salve!