Blog do escritor Ferréz

o que é 1dasul???

O que é 1DASUL?
A 1dasul foi fundada em 1º de Abril de 1999 e tem como idéia central ser uma marca de periferia, que seja feita e usada por pessoas do bairro.
O nome vem da idéia de todos sermos 1, na mesma luta, no mesmo ideal, por isso somos todos 1 pela dignidade da Zona Sul.
O desafio é ser a marca oficial do bairro, tendo como ponto de vista uma resposta do Capão Redondo para toda violência que nele é creditada, fazendo os moradores terem orgulho de onde moram e consequentemente lutarem para um lugar melhor, com menos violência gratuita e mais esperança.
Seis anos depois do escritor Ferréz ter criado a marca oficial do Capão redondo, muitos estão deixando marcas como, Nike, Forum e Adidas de lado e usando algo que realmente tem a ver com a nossa gente, com a nossa cultura.
O símbolo: o emblema da 1DASUL tem como idéia ser um brasão do nosso povo, desde que invadiram o Brasil os descendentes de portugueses sempre tiveram seus brasões reais, porque? Porque o brasão tem sentido de unidade e traz a idéia de um povo que se une para lutar pela preservação da sua cultura. Assim eles venciam as batalhas porque dividiam agente. assim como os europeus em geral, mas nós descendentes de escravos nunca tivemos um símbolo sobre nossa linhagem, o símbolo da 1DASUL em forma de fênix e com o número 1 em destaque é uma forma de termos nosso próprio brasão, e ele tem esse sentido, de juntar a periferia.
O dono do poder, cria símbolos, estatuas, e assim consegue nos oprimir, nós estamos nos primeiros passos de também termos nossos símbolos, afinal temos uma história de lutas e vitórias também.
Por isso, quando por a 1DASUL no corpo saiba que você está também usando uma idéia de mudança, você está somando para a auto estima do nosso povo.
Do gueto para o gueto.
1DASUL a primeira marca exclusivamente feita para um bairro.
Saudações.

18 comentários:

e. s. disse...

Ferréz,
vim deixar uma dica.

Fui catar material sobre a "1dasul" na internet e calhei de ver que já reservaram, no exterior, o endereço "www.1dasul.com". Algumas empresas fazem isso, de reservar domínios novos ou prováveis, pra vendê-los mais tarde pelos olhos-da-cara.

A sorte é que o "www.1dasul.com.br" ainda está livre (veja na página www.registro.br), mas é bom correr atrás e segurar isso logo.

Se a idéia é fechar em torno de um emblema para a comunidade, também é verdade que hoje em dia pouca coisa tem tanta visibilidade pro pessoal de fora quanto a internet. E como mais adiante deve ser importante integrar as ações e promover a idéia, até pra outros grupos, faz sentido facilitar esse acesso e atacar em todas as frentes.

Olhando ligeiro pode parecer besteira. Na dúvida, pergunte a qualquer amigo seu que manje bem de internet e vai ver que faz diferença. Precisando de ajuda: ediltonsiqueira@hotmail.com

Bem, tá dado o recado. No mais, parabéns pelo trabalho e mantenha a coragem. É isso.

Abraço de Recife, Pernambuco.

Anônimo disse...

vc eh muito legal pq as pessoas q vc naum conheçe vc comprimenta e muito umilde nunca foi dessas, ai mano outro dia estava passando em frente a loja vc me comprimentou lá no bar do daniel também eu acho o seu trabalho muito bonito

Anônimo disse...

Oi Ferrez! Tudo bem? Sou assistente social e moradora do capão redondo. Desenvolvo trabalho com crianças e adolescentes que estão em situação de rua numa ONG localizada em Santo Amaro, muitas das crianças atendidas são da nossa região (Capão). Gostaria de saber informações sobre o trabalho que vc desenvolve no Capão. Gostaria tb. de saber o endereço da loja no Capão, eu não a conheço. Grande abraço.

Anônimo disse...

aew ferrez....fmz total...??

aew...na humilde...tem como vc me falar onde eh a loja truta...??...eu num to ligado onde eh...

c possivel me manda um e-mail flando...
fnd_ms1@hotmail.com

flw....fika na paz...!!

DestruicaoTag disse...

JOHNNY

Salve pco ferréz ai na humilde....
Já vi varios irmãos usando bonés,camisetas da 1dasul...
em varias zonas da city issu ai num pega nda tow ciente q vc eh um
servo de jah + ai sou da leste e pretendu ir na loja conhecer a pureza do povo daí......
espero q responde na humilde....
blz....
se quiser mandar algum email davidsys@bol.com.br
salve Ferréz.

Unknown disse...

salve salve a força da periferia . ai mano ferrez vim aqui expressar a minha total revolta com a falta de informação das autoridades junto a simbologia do 1 da sul, fui parado numa blitz por individuos da pm e fui ridicularizado por que usava um adesivo 1 da sul em meu capacete, sabe o que os cara disse pra mim? que aquele simbolo era uma facção de assaltante de banco. bom e claro que eu não tirei o 1 da sul da cabeça mais deveriamos melhor divulgar nossa luta para que isso não aconteça com outros irmãos . um abraço axe ( lu lhp )

PAmPam disse...

Oi Ferrez!!!!tudu bem...
bom achu superr maximo a marca 1 da sul.,. pois muitas pessoas d outras quebradas admiram o fatu du capao ter uma mark....
entaum varias pessoas mesmo naum sendu da sul tao usandu fiko super feliz em saber q as pessoas tao dando mo valor pra koisas da 1 a suL
inclusive Eu q naum sou moradora du capao moro na pedreira mais.... na minha quebrada naum precisa anda muitu pra vc ve nas ruas pessoas kom bone ,camisetas,adseivos nos carros.
Entaum mais kolo sempre no kapao ..e axu bem legal vcs terem a sua propria grife, e mostra pra sociedade naum precisa ..ser classe alta pra ter dignidade de usar o q se tem vontade .

1 Da SUl e Atitude
parabensssssssssssss

PAmPam disse...

Oi Ferrez!!!!tudu bem...
bom achu superr maximo a marca 1 da sul.,. pois muitas pessoas d outras quebradas admiram o fatu du capao ter uma mark....
entaum varias pessoas mesmo naum sendu da sul tao usandu fiko super feliz em saber q as pessoas tao dando mo valor pra koisas da mark ....
inclusive eu q naum sou moradora du capao moro na pedreira mais.... na minha quebrada naum precisa anda muitu pra vc ve nas ruas pessoas kom bone ,camisetas,adseivos nos carros.
mais entaum kolo sempre no kapao ..e axu bem legal vcs terem a sua propria grife, e mostra pra sociedade naum precisa ..ser classe alta pra ter dignidade de usar o q se tem vontade
parabensssssssssssss

rejane bordignon disse...

oi, sou moradora do capão redondo mas trabalho em uma comunidade tão acarente quanto . trabalho em uma ong na zona leste de são paulo , comunidade são remo em um circo escola onde como educadora desenvolvo trabalho de complementação escolar.
bom neste ano eu começei adesenvolver um projeto onde o foco é preconceito e respeito , meu objetivo é trabalhar o preconceito que o rap vem enfrentando.
gostaria de saber se vc pode me ajudar, trocarmos ideias a respeito da cultura hip hop

Unknown disse...

Olá Ferrez. Estudo na faculdade de tecnologia da Zona Sul FATEC-ZS e gostaria de entrar em contato contigo para viabilizar alguns projetos relacionados com a marca 1dasul. Você pode passar um telefone ou email? Meu email é francisco.fatec09@gmail.comAbraço.

Unknown disse...

iae ferrez blz??
moro no jaguaré z/o gostaria de te perguntar por que não 1 da oeste???
fica ai a ideia
falou abraço!!!

Flor Di Lís! disse...

Olá! Fui fazer minha pesquisa sobre 1dasul, pois meu irmão num fla outra coisa ser isso! Bone, e um monte de coisa tudo escrito 1dasul!
Parabéns por tudo!
E Periferia Sempre!
Tbm moro em uma e me orgulho de
ser ;D

bjão

truque no rascunho disse...

salve muleque por te adimirar muito sem pagar simpatia faço da escrita rascunho que sao o tuque da sabedoria morro maua zaira peguei trem chuva busquei informaçao conheci o cebola vou percistir vou te agradecer vou somar com poemas que voce vai ler gilvan pobre loko

truque no rascunho disse...

salve muleque agradesso ati por me ensentivar sem te conhecer hoje faço meus poemas gostaria que lece pra eu me fotificar com sabedoria ja fui ate a sua loja 3x morro em maua zaira pequei trem chuva buzao troqui ideias com cebola peguei us disco e livros ja sou cresido me fortaleço lendo livro nao adimiro a mesmice critico fazendo rascunho o truque do pobre loko um lapis e folha de pao

Lu disse...

Olá, Percebem como tem gente "INTELIGÊNTE" aqui neste site. Tiramos a prova em um tal de thg que escreveu a palavra a gente de maneira totalmente incorreta o mesmo escreveu : ajente. Sinceramente é castigável aos nossos olhos. Bjinhuus' Ferrez

Lu disse...

Olá, Percebem como tem gente "INTELIGÊNTE" aqui neste site. Tiramos a prova em um tal de thg que escreveu a palavra a gente de maneira totalmente incorreta o mesmo escreveu : ajente. Sinceramente é castigável aos nossos olhos. Bjinhuus' Ferrez

joyce disse...

Oi Ferrez em 1° lugar parabéns pelo sucesso q vc está fazendo,com sua marca,seus livros...Que Deus
te abençoe e ilumine mais ainda seu caminho.Eu sou o irmão do Marcos aquele que você ia na casa dele que meus pais são evangélicos e a minha irmã chama Marta que era amiga da sua irmã,agente morava do lado da casa do Gordo ali no Jardim lilah,na rua acima da sua casa rua Eurico branco ribeiro.Não sei se você lembrará da gente,mas de qualquer forma quero que saiba que acompanhamos e adimiramos seu trabalho.Mudamos daí p/o interior mas trouxe o simbolo 1 da sul no vidro de trás do meu carro p/continuar sendo mais "1" da periferia com muito orgulho.
Abraço...
obs:o email é da minha filha caso você queira responder.

SIMEK WU ZIKA disse...

Parabéns! Truta, sumemo é nois!
1 da sul....