Blog do escritor Ferréz

Tentativas (texto especial para o Blog)

Tentativas

Música do Nazareth se mistura com o que tenho que escrever, noite de balada para uns, noite de balada de certa forma para outros.
A rádio some e finalmente os pensamentos se soltam, disparam como a turnê de Clapton em 2001 vista num dvd pirata comprado no Jardim Comercial, numa barraca abarrotada de lançamentos e catálogos, todos devidamente separados por nomes e fichas internas, não foi lá que tive o prazer de adquirir Floyd, depois de tantos anos saiu em dvd o Pulse, e por mais alto que eu consigo deixar, o barulho do funk estremece e grita.
Quem senta, senta, senta, senta se concentra.
O Gol prata finalmente vira a rua e Al Pacino me encara da estante, ele pensa que com sua roupa branca e uma pistola na mão pode me intimidar, mal sabe ele onde está.
O caderno de anotações está cheio, versos para letras de músicas, inícios de textos que nunca serão terminados, desabafos, trechos de pensamentos tumultuados, idéias que não serão realizadas e dicas de livros que nunca serão comprados, tudo ao lado de uma garrafa azul vazia a algumas horas.
Kirby e Colin disputam traços em minha mente, mas é Paulo Sérgio que quer chamar atenção e um de seus discos caem em cima da única agulha Ortofon que tenho, ao lado tem outra garrafa azul, dessa vez é uma de café, a anterior era de água, a de café me foi dada pela mãe de um parceiro.
Stan Lee não, ele não, por exemplo o Surfista, quem criou ele? e quem fez o Capitão América? Vamos ser sinceros, o que Lee fez ultimamente além de programas de televisão, sendo somente uma caricatura dele mesmo?
É o mesmo que comparar Roberto Carlos com Amado Batista, um tem mídia, mas o povo tá mesmo com o Amado.
O Peixe Peludo se levanta e assim como Rourke em O Lutador, ele sabe que não será fácil ficar vivo e que só a vida pode leva-lo a nocaute.
Seus desgraçados, agente só para quando quiser, quer dizer, eu só paro quando quiser, eu acho.
A madrugada vem chegando, o ar que entra pela janela agora é mais para uma brisa, fica mais frio, eu tiro a camisa para saber realmente que ainda posso sentir algo, sei como Saramago, que a felicidade é só algo inventado para suportarmos a vida, e sei também que as meninas que passam agora por esse asfalto logo abaixo, só querem um pouco de diversão, mesmo sem ser a solução, a madrugada ainda pode oferecer algo melhor do que o pequeno barraco, recheado de familiares com mais sonhos que realizações e metros quadrados, o maldito Gol cinza passa novamente e o que sai lá de dentro ainda estremece o sobrado.
Piroca, piroca, piroca.
A palavra é repetida sem parar, um som grave estremece a casa, penso se isso fosse um texto Kafkiano ou eu virava um piroca e deslizava mole pelas escadas até sair no portão e começar a esmagar pessoas na rua, ou uma piroca gigante entraria pelo teto e destruiria toda a casa, ainda bem que não é.
Lixo toma espaço da rua, os pedestres que se fodam, quem dirige carro acha que não é pedestre, nunca foi e nunca será, tem nojo dessa raça.
Carros toma toda a calçada enquanto uma senhora caminha pela rua, em meio a motos e seus motores disparando tiros imaginários, entre a viela e o muro branco do sítio um casal se aperta e prova que aquela coisa ainda pode estar no ar.
Adolfo Aizen vem na minha cabeça, deve ter sido por ter a alguns dias lido o catálogo da Ebal, que Edição Maravilhosa, embora mais raro eu acho é Raio Vermelho, o primeiro lançamento da Abril, quando nem chamava editora Abril, outra revista em quadrinhos que procuro é Raimundo o Cangaceiro, pois José Lanzellotti além dos quadrinhos fez uma grande documentação histórica ao criar o personagem, mas talvez o motivo também seja pelo nome do personagem, mesmo nome do meu pai.
A corrente de ar diminui, alguém chega e diz que minha filha está perguntando porque estou demorando, agora tiro os olhos do monitor e vejo minha esposa, embora suas palavras sejam ditas em nome da menina, sinto que são suas, vou ver a pequena na cama, paro de escrever o texto.
Ela barganha para ir dormir com a mãe enquanto eu não chego, concordo, ninguém aguenta um sorriso misturado com sono, volto para meu cômodo entulhado de celulose, mergulho no texto, mas as vozes na rua me tiram do que tinha pensado em escrever, fogos de artificio tornam ainda mais estranha a madrugada, quem seria o maldito que as altas horas soltaria esses fogos, talvez seja algum jogo na televisão, embora não seja horário nobre, bem longe disso, ou mesmo um balão, como os fogos continuam vou até a janela e não vejo balão nenhum, queria ser Tintin e chegar em algum lugar antes de todos, assim como ele chegou na lua em 1950, tantos anos antes de Neil Armstrong, mas mesmo assim é Armstrong que recebe flores em sua estátua.
O jornalista na televisão diz que a culpa é das pessoas que agora podem ter carro, não é simples assim, a culpa é você poder ter e não saber usar, pra que tanto som? Equipar carro com som na quebrada virou moda, mas quem vai aguentar viver com tanto barulho? Enquanto educação e cultura não forem prioridade o dinheiro só vai servir para transformar a favela num inferno, onde se compra um guarda-roupa novo e o velho se joga na rua, onde o sofá usado agora está dentro do córrego, consumir sem conhecimento, é empinar moto, usar farinha demais, tomar whisky com energético, Catuaba com Schweppes, parar em todo posto para abastecer o carro e abastecer o corpo com cerveja (porque postos de gasolina vendem cerveja, se a idéia e não dirigir depois de beber?).
O dinheiro adquirido, o poder aquisitivo tão esperado, com 3 governos de esquerda, deveriam ser usados para todos se melhorarem como seres humanos, aprender, estudar, saber o grande potencial da cultura, adquirir senso critico, e isso tudo banhando com diversão também, uma boa peça de teatro, um show ao vivo, uma exposição de quadros, nada como ver uma obra ao vivo, bons livros, fotografar ou ir a exposições de fotografia, boas revistas em quadrinhos, as possibilidades são ilimitadas, e se tudo isso estiver longe, vá a algum sarau, são vários na quebrada graças a militância de alguns, mas para isso precisamos começar imediatamente a pregar algo além do consumismo suicida.
Ouço a música ao longe novamente, e abaixo meu velho receiver para entender a letra, impossível, mas indo a janela vejo o maldito Gol cinza e tudo estremece.
Uma buzina é pressionada por vários minutos sem parar, parece de uma bicicleta, o menino já treina para no futuro gerar barulho, meus dedos não conseguem digitar, o coração está mais rápido, tento olhar um pouco para a TV, ela sempre me deixa mais na moral, agora ouço um disparo, já não parece mais fogos, então vou fechar a janela, Rex Mundi livro dois está a minha espera, o primeiro Guardião do templo foi uma grande diversão, não tanta como Os Beats, uma graphic novel coletiva com roteiros de Pekar, Peters e um monte de gente bacana, são trabalhos que me tiram daqui por algumas horas, morar no tema é foda demais, para pegar distância tenho que ir dos livros clássicos até os fanzines que saíram essa semana.
Logo abaixo de Os Beats está Grendel de Matt Wagner, uma edição que oscila entre lirismo e algumas histórias já batidas, o que menos interessa do apanhado é o personagem principal, e isso remete muito a Spirit de Eisner, mas não é Um contrato com Deus que interessa, dá para ver 100 balas e quem lê algo de Azzarello sabe o que digo, nem os Escapistas conseguiriam parar de virar as páginas, agora que meus dedos estão travando e minha mente tenta não ouvir Queem de novo na rádio, Aberrações no coração da América ou Sinal e ruído de Gaiman e Mckean vão terminar minha noite, embora eu não me encaixe nas pessoas que sobem a montanha para esperar a virada do século, porque na verdade estou mais para o escritor que não quer fazer os exames. O clima de Sinal e ruído é perfeito para se pensar a vida através da ameaça de perde-la.
O resto de Pizza ainda está em cima do sofá na sala, e como tive que andar muito para comprar, porque nessa rua não tem uma pizzaria, e na rua de cima, as madeiras usadas no forno são restos de móveis, então como sou um pouco informado para comer algo misturado com produtos químicos vindos da fumaça, e aqui não tem sequer ou uma padaria, tive que andar muito mesmo para trazer essa pizza.
Em alguns lugares é tão comum, porque aqui não? e olha que não estou exigindo nada demais, comida japonesa? Frango Frito? não, só uma maldita pizzaria.
Paro o texto, por aqui já chega de escrever, vou até a cozinha, ponho água para esquentar, não consigo comer pizza com refrigerante, meu negócio é café com leite, volto para a sala mas antes que eu me encaixe no sofá e comece a foliar os desenhos de Mckean, a casa estremece e sei que é o maldito Gol cinca novamente.
- Quem senta, senta, senta, senta se concentra.


Ferréz é escritor e fundador da 1dasul.

7 comentários:

Robson Canto disse...

Manhã Eterna

Cinco e meia da manhã (5:30 hs)! 26/09/2011. É meu aniversario! Dos meus antigos amigos somente a professora Delourdes lembrou! Não faço muita questão! Pois quando eu vivia em diversos lugares pagando as rodadas de cervejas, eu era o cara! Agora não mais, esses são os amigos!? Ou seja, nada de novo no front! E a minha irmã Priscila diz “Robson acorda, pensa no futuro, esses caras, só querem dinheiro e fama. Não estão nem aí pra amizade verdadeira.”
Levantei e fui trabalhar! Meu aniversario de 31 anos começou bem! Minha noiva ligou me felicitando! “Eu a amo, ela é uma fofa!” Só ela tem o poder de me fazer sorrir às seis da manhã!
A manhã inteira fiquei na rua, entregando documentos de moto (gosto disso), gosto de pilotar minha moto pensando na vida!
Parei em um semáforo e uma saveiro parou ao meu lado carregado de frutas e verdura! Quando olhei para o motorista do carro era uma mulher, sorri e ela sorriu também! Não sei por que ela me fez lembrar da Clarice Lispector. O ar estava impregnado com o cheiro adocicado das frutas. O semáforo abriu e dei tchau, ela acenou. Cheguei em Alphaville rapidinho.
A manhã passava lentamente e preguiçosa. O sol tava uma maravilha! Estava com saudades de tomar um sol! Gosto do frio, mas esse ano o inverno foi implacável.
Fazia muito tempo, alias anos que eu não aproveitava uma manhã como a de ontem. Correu tudo perfeito! E a tarde fiquei nos braços da minha flor!

Foi o melhor aniversario que já tive nesses trinta e um anos.


Canto

Robson Canto disse...

Manhã Eterna


Cinco e meia da manhã (5:30 hs)! 26/09/2011. É meu aniversario! Dos meus antigos amigos somente a professora Delourdes lembrou! Não faço muita questão! Pois quando eu vivia em diversos lugares pagando as rodadas de cervejas, eu era o cara! Agora não mais, esses são os amigos!? Ou seja, nada de novo no front! E a minha irmã Priscila diz “Robson acorda, pensa no futuro, esses caras, só querem dinheiro e fama. Não estão nem aí pra amizade verdadeira.”
Levantei e fui trabalhar! Meu aniversario de 31 anos começou bem! Minha noiva ligou me felicitando! “Eu a amo, ela é uma fofa!” Só ela tem o poder de me fazer sorrir às seis da manhã!
A manhã inteira fiquei na rua, entregando documentos de moto (gosto disso), gosto de pilotar minha moto pensando na vida!
Parei em um semáforo e uma saveiro parou ao meu lado carregado de frutas e verdura! Quando olhei para o motorista do carro era uma mulher, sorri e ela sorriu também! Não sei por que ela me fez lembrar da Clarice Lispector. O ar estava impregnado com o cheiro adocicado das frutas. O semáforo abriu e dei tchau, ela acenou. Cheguei em Alphaville rapidinho.
A manhã passava lentamente e preguiçosa. O sol tava uma maravilha! Estava com saudades de tomar um sol! Gosto do frio, mas esse ano o inverno foi implacável.
Fazia muito tempo, alias anos que eu não aproveitava uma manhã como a de ontem. Correu tudo perfeito! E a tarde fiquei nos braços da minha flor!

Foi o melhor aniversario que já tive nesses trinta e um anos.


Canto

. disse...

Quem senta se concentra rssssss. Pior que existir pancadão pornografia é a gente ser obrigado a escutar de qualquer jeito. Um dia você me indicou Hermann Hesse e só posso dizer que o cara é um dos melhores que já li, a literatura dele emociona. Abraços.

Renato Vital.

* Se puder leia meus dois contos, que foram lançados na colêtanea pelas periferias do Brasil.

Estante Velha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Estante Velha disse...

Gostei muito do seu texto. Não pela narrativa, não pela maneira que você escreve, uma identificação do tipo que rola qdo vc conhece alguém que tem algumas idéias em comum.
Vc cita muita gente no texto, autores de quadrinhos, cantores, escritores, enfim, alguns tive q pesquisar, mas a maioria, especialmente com relação ao universo dos quadrinhos eu conhecia, e isso me aproximou do personagem do texto.
Gostei tb das relações q vc criou entre a melhoria do poder aquisitivo do povo acompanhada pelo exagero no consumo desenfreado de @##$%%¨¨, pq geralmente é só porcaria q toca no som destes carros. Enfim, parabéns!

Tiago Tobias disse...

Caro Ferrez, entrei em contato com tua obra pela Caros Amigos e desde então, me emociono com seus textos. Sou mestrando em ciência política e professor no ensino médio e fundamental aqui em Londrina. Trabalho numa escola que fica numa "quebrada" e sempre utilizo teus textos, que falam o que a molecada marginalizada por essa monstruosidade de sistema pensa. O resultado é surpreendente.

Obrigado mestre!

Àlvaro disse...

gostei do seu texto
parabens
jc libertários biblioteca capão