Blog do escritor Ferréz

Arraiá do Interferência

Grande Arraiá do Interferência.

Ong Interferência
No Jardim Comercial, bairro pertencente ao Capão Redondo, extremo Sul da zona Sul de São Paulo, residem 320.000 pessoas. É uma região totalmente desprovida de lazer e cultura, e lá não havia biblioteca e nem educação não formal.
As vielas e becos que contornam todo o bairro são cheias de crianças de todas as idades, que vivem em portas de bares aprendendo a jogar, a beber, e outras coisas que não deveriam estar aprendendo, se é que isso pode ser chamado de aprendizado.
O Projeto Interferência entrou para mudar isso, e interferir no bairro pela cultura. Devido às imensas dificuldades, há 7 anos só fazia eventos uma vez por ano, na festa de Páscoa, pelos arredores da comunidade.
Fundado em 2009 pelo escritor Ferréz e por Dagmar Garroux, o espaço da Associação Interferência, que é uma casa de 4 cômodos, está localizado na Favela Santiago, e atendeu, aos sábados, 165 crianças e adolescentes durante o ano de 2009.
Já em 2010 a Ong passou a atender todos os dias.
O local é extremamente raro, pois é um dos únicos que não tem ponto de tráfico, uma condição que os moradores sempre mantiveram como princípio, mas infelizmente é povoado de usuários, fato que não é diferente de outras periferias.
O projeto foi criado quando Ferréz passou pelas salas de leitura da Alemanha e percebeu que daria para fazer uma sala com poucos recursos, aliado aos conhecimentos pedagógicos de Dagmar Garroux, Tia Dag, presidente da Casa do Zezinho.
O objetivo do Projeto Interferência é contribuir para a mudança do Jardim Comercial, inserindo aos poucos cultura e maior qualidade de vida para toda aquela comunidade

Nenhum comentário: