Blog do escritor Ferréz

Ferréz novo colunista do jornal comunitário.


Salve a todos, em Campinas SP, existe um projeto social de Geração de Renda e Ocupação que se chama Panos Coloridos.
Este projeto é uma estamparia de camiseta a onde usuários da saúde mental tem a sua ocupação e também a sua renda.
Agora em 2011 o projeto esta com um Laboratório de Comunicação Popular que tem objetivo públicar uma vez ao mes um jornal comunitário da periferia.
Pra mim foi uma honra ser convocado e vai ser um prazer ser colunista dos caras, que fazem um trabalho de capacitação humana fundamental para quem está nessa situação, acredito que a literatura vai alem das palavras, e agir é o melhor da militância, portanto esse mês minha coluna estréia nesse jornal.
Conheça esse lindo projeto no blog www.panoscoloridos.blogspot.com
www.saibamaisjornal.blogspot.com


Panos Coloridos
A Panos Coloridos é um projeto de estamparia de camisetas do Laboratório de Comunicação Popular, em parceria com Centro de Convivência Rosa dos Ventos/ Serviço de saúde Dr.Candido Ferreira em Campinas - SP. www.twitter.com/panoscoloridos OCUPAR ESPAÇO, PRODUZIR E GERAR RENDA,

O que é comunicação Popular????
A comunicação Popular é tudo aquilo próprio do povo, as coisas que são produzidas por ele mesmo, no entanto, comunicação popular é bem mais do que isso. É também uma manifestação diferente daquela produzida pela classe dominante.
Antes de mais nada, devemos registrar que ela se realiza fora do universo acadêmico e das instituições científicas, mas pode fazer a aproximação dela para se fortalecer, fazer um trabalho em conjunto.

O que é o Projeto - Laboratório de Comunicação Popular????

O Laboratório de Comunicação Popular é um projeto da Panos Coloridos, que tem o objetivo de publicar o jornal comunitário, trabalhar as oficinas de escrita, as oficinas de fotografia e psicodrama em torno das pautas do dia a dia da população.
O Laboratório é o espaço da organização das idéias do coletivo popular, se faz também a aproximação da comunidade com a universidade, realizando atividades de capacitação para os multiplicadores de informações.


PROJETO DE GERAÇÃO DE RENDA - JORNAL COMUNITÁRIO
O Jornal Comunitário é um projeto da Oficina de Comunicação Panos Coloridos que trabalha com pessoas usuárias da saúde mental e a população de risco social, com objetivo de reinseri - las socialmente. A Panos Coloridos faz a produção de estamparia de camiseta e costumização que é o mais importante projeto social, que intuito de proporcionar a esta população, meios para que consigam prover o próprio sustento e caminhem para uma vida mais digna.
E agora a Panos Coloridos quer desenvolver o Projeto de Geração de renda através do Jornal Comunitário e conta com a sua ajuda, o projeto tem os seguintes objetivos;

A criação de Coletivo do jornal para a troca e circular conteúdo editorial de qualidade, incluindo reportagens investigativas, entrevistas exclusivas, e ensaios feitos por pessoas marginalizadas, usuários da saúde mental e a comunidade em geral.
Um jornal Comunitário deve, necessariamente, ser organizado pela comunidade. Isto se faz, na prática, com a realização de encontros com interessados, que deve contar com a participação do maior número de possível de representantes de entidades do bairro. Neste encontros geralmente surgem desencontros, mas é assim mesmo que se constrói a democracia, reconhecendo as diferenças e com elas construindo a cidadania. A comunidade é sempre notícias. Em cada rua está acontecendo alguma coisa, as pessoas são notícias. Mostre no jornal o que esta acontecendo, alerte para os problemas e apresente propostas de solução do povo. Divulga as questões locais, sempre colocando gente da comunidade, moradores de rua e usuários da saúde mental para contribuir com as fotos e matéria.

Uma oficina de capacitação criativa para novas formas de conteúdo colaborativo e comentários exclusivos sobre problemas sociais críticos;

Uma valiosa fonte de suplemento de notícias, reportagens e fotografia.

O JORNAL FONTE DE RENDA

O jornal sobrevivera de fontes de renda através do seu anuncio ou doações dos seus colaboradores, a verba dos anúncios é revertido para os trabalhadores e também para a Panos Coloridos a fim de que se mantenha o projeto. Os trabalhadores do jornal são, exclusivamente, pessoas em situação de rua, usuários da saúde mental e desempregados que percorrem pontos culturais e entrega nas casas para a divulgação do jornal, tendo contato direto com o público leitor. Assim, a Panos Coloridos utiliza a comunicação para promover a inclusão social dessa população em risco social que, como trabalhadores do projeto, recuperam a auto - estima, conseguem fazer contatos, que podem contribuir para que arrumem emprego e retomem a vida num outro ambiente.


venha participar deste Projeto Social - vamos conversar contato 92086977
e - mail panoscoloridos@gmail.com
Litera-rua ganhando o mundo, tenho cada vez mais encontrado pessoas que pensam como nós, que quer fazer um mundo melhor é possível, então estamos ai para construir.
abraços
Ferréz

2 comentários:

Danilo disse...

e ae ferrez,fmz?!

qual o motivo de seus textos n estarem sendo publicados na caros amigos?!

Sinto falta de vc e da marilene felinto!!!

vagner disse...

Salve.
Parabéns pela seriedade nos trabalhos.
Vagner Souza - Coletivo Cultural Poesia na Brasa