Blog do escritor Ferréz

29 e 30 de Agosto de 2009

29 e 30 de agosto de 2009.
Comunidade Olga Benário - lutando para ter um lugar para dormir.
Nessa sexta-feira o Choque colou de novo no acampamento improvisado, vários moradores ficaram apavorados, mas segundo o comandante foi só apoio para a prefeitura cadastrar os moradores.
Mais a noite nas negociações se falou em dar dois meses de aluguel, para ter tempo de resolver a precária situação, todos se acalmaram um pouco depois que o Suplicy falou no celular com um membro do governo que garantiu que o Choque não iria tirar as famílias de lá, já que elas não tem pra onde ir por enquanto.
Suplicy chegou ao acampamento, em 40 minutos depois que eu liguei para ele, veio dirigindo um Dublô e passou de barraco e barraco ouvindo todos os moradores do Olga, a primeira frase que ouviu de uma moradora, que tem um barraco de um metro e meio quadrado. - Você tem idéia de quanto esse povo te ama?
Outros só queriam abraçar o senador, e outros ainda foram pegar água no único bico de água no fundo da favela para fazer um café.
Cercados pelos moradores, o senador deu a idéia para que eu escreva uma carta com tudo que está ocorrendo para entregar ao Kassab, ele mesmo levará a carta na segunda-feira na casa do prefeito, escrevi a carta durante a madrugada de ontem, e depois que for entregue ao prefeito eu publico aqui.
Morador mostra sua casa feita de beliche para o senador.
uma vergonha, em plena cidade de São Paulo e seus edifício monumentais, muitos vazios por falta de pagamento de impostos, e morador mostra o banheiro para mais de 200 famílias feito numa caixa d´água.

o chuveiro comunitário improvisado, vejas ao fundo os prédios vazios....
O sol não tem preconceito.
Natale mandou reforço.
Suplicy conversa com morador que fez casa com dois beliches.
Estou otimista, tem muita gente boa ajudando, sem palavras Marcos Moraes, que somou muito para que essas famílias aguentassem até agora, também ao Edson Natale e os amigos do Itaú que fizeram uma perua branca parecer um disco voador na quebrada, também ao Wilson do Negredo, Renato Vital, Eduardo e toda família F.C., Fábio (que não cobrou nem a gazoza) Maurício, Davi, André (A286) e todos anônimos que até agora fizeram eu ter mais fé na humanidade.
Mostra de que os alimentos estão chegando, agradecemos a todos pelas doações.
Remédios sendo comprados na farmácia, já que o posto de saúde do engenho está negando ajuda aos moradores (que vergonha heim?)
Blog é pra isso mesmo, pra mudar alguma coisa, portanto estaremos sem a agenda e sem outros posts até que os moradores estejam alojados adquadamente.
Ferréz


28 de agosto de 2009
O dia que fizemos a diferença.
Hoje foi uma correria novamente, o Eduardo colou aqui de manhã pra gente ir ao hipermercado comprar umas coisas, ele carregou muita coisa, pois minhas costas ainda tão zuadas, colou também o Fabio e a Fátima pra ajudar, depois levamos tudo para a favela, junto com o Cebola, a Elaine, e as duas filhas do Eduardo.
Eu não ia escrever sobre o que estamos passando, mas chegou uma moradora da favela e disse se eu não escrever ninguém ia lembrar deles, de toda forma é uma das coisas que posso fazer pra chegar mais coisas para as pessoas, e também mostrar que as coisas que outras pessoas doaram chegou onde tinha que chegar, esse blog tá ajudando muito, então não vou me omitir, vou suar o veículo para isso, para ninguém esquecer que agente unido pode mudar muita coisa.
Foi uma treta comprar tudo que pediram, e quando fomos distribuir é que vimos que ainda falta muita coisa.
Quando chegamos na cozinha principal, com todas aquelas coisas (duas s 10 lotadas) a mulher não aguentou, começou a chorar, e agente também foi no embalo, lágrima pra tudo que é lado.
Colou uma viatura da policia, um dos policiais me chamou e falou.
- Eles usaram agente pra tirar o pessoal e agora deixam nessa situação.
Foi foda ouvir isso, concordei e vi que o policial tava incomodado com o que tinha feito dias atrás.
Colou também o Sérgio Vaz, deu uma força na hora da distribuição, e também pois minha moral mais pra cima, não tenho sorrido muito nesses dias, motivos tem muitos.
O cara das lonas e dos pontaletes ficou de mandar o caminhão, mas ficamos até anoitecer e não chegou, vou pra lá amanhã antes da palestra e agilizar isso.
Colou um carro de reportagem da rede Globo, o Eduardo isqueirou e eu fui junto, barramos, falamos pra voltar, vieram entrevistar a mãe do menino sequestrado, cambada de urubú, dar uma força nem pensar, só o crime interessa.
Pedimos pra sair, segundo o Eduardo esse foi nosso melhor trabalho junto, mandar vazar o carro da emissora oportunista.
Logo atrtás tava chegando uma perua com alimentos, o Natale mandou umas coisas do pessoal do itaú, agente agredece ai a força deles, foi muito útil os alimentos.
Conseguimos remédios, estamos com problemas no posto de saúde, eles não querem atender o pessoal da favela improvisada, os moradores dizem que eles falam da coisa de carterinha, mas tem uma médica que vai intermediar pra coisa começar a acontecer, tem muita criança com problema de tosse por causa da fumaça.
Agora é questão de tempo pra o pessoal poder se acertar, todo mundo que passa na favela vê as condições, nota que ninguém ali tá fingindo, ficaram sem o teto por causa da desapropriação.
A favela agora tem nome, Olga Benária, uma mina que fez história.
Colou uns grafiteiros do bairro, os meninos do Conexão Favela, fizeram várias frases e desenhos de protestos, e ainda marcaram a cosinha e o ambulatório.
Hoje uma moradora assim que entregamos algumas coisas, veio me dar um café quente, lição de humildade total.
Bom, amanhã é corre de novo, tá faltando algumas coisas, como fraldas e roupas pra crianças, mais um dia de corre.
A quem somou hoje, a comunidade Olga agradece.
Ferréz



Sérgio Vaz/Eduardo F.C./motorista do Itaú cultural. todo mundo junto pela melhoria.









A todos que colaram, anônimos que ajudaram a nossa população a recuperar a dignidade, meu muito obrigado, como ser humano.


Ferréz

Hoje vai começar as ter as manifestações nos lugares em que eles possam existir, afinal ninguém tá indo pra lá para ver nada.




23 comentários:

Unknown disse...

interessante

eduardo disse...

Ferrez, te conheço so pelas paginas de algumas revistas, conheço um pouco do teu trabalho e na verdade nem sei o que ta acontecendo com a favela Olga Benário. Sou de Brasilia, infelizmente, moro aqui. Cara, tu ta escrevendo a outra estoria, continua assim, gostaria de fazer um trabalho como o teu!!!Algo por lutar!!Infelizmente ainda não achei!!
abraços

eduardo disse...

Ferrez, te conheço so pelas paginas de algumas revistas, conheço um pouco do teu trabalho e na verdade nem sei o que ta acontecendo com a favela Olga Benário. Sou de Brasilia, infelizmente, moro aqui. Cara, tu ta escrevendo a outra estoria, continua assim, gostaria de fazer um trabalho como o teu!!!Algo por lutar!!Infelizmente ainda não achei!!
abraços

Unknown disse...

po mano desculpa tá postando neste espaço aqui... é q eu tva procurando um contato do programa interferencia... daí tô postando aqui mesmo a sujestao mano!
pô seria da hora fazer uma entrevista com a soninha francine tá ligado?! PO nao sei se ela teria algum problema em fazer uma entrevista pra tv cultura ms por isso mesmo já seria uma parada da hora! tá dada a sujestao mano! fica na paz aew!
juliodapazdesousa@hotmail.com

Unknown disse...

po mano desculpa tá postando neste espaço aqui... é q eu tva procurando um contato do programa interferencia... daí tô postando aqui mesmo a sujestao mano!
pô seria da hora fazer uma entrevista com a soninha francine tá ligado?! PO nao sei se ela teria algum problema em fazer uma entrevista pra tv cultura ms por isso mesmo já seria uma parada da hora! tá dada a sujestao mano! fica na paz aew!
sistematicsk8@hotmail.com

Gordinho disse...

Salve Ferrez ..pode te ctz que vcs tem mais um no time .. o que precisar pode conta com nois vamos fazer o possivél e o impossivél pra ajudar essas pessoas .

Gordinho Primeiro Ato

Gordinho disse...

Pode conta com migo no que precisar quero faze parte deste time

Gordinho Primeiro Ato

General VII disse...

Salve Ferrez! Sussegado? Então... Seguinte cara, o pessoal da Vanguarda do Rap Nacional, Bagda Rap, Primeiro Ato, Pura Mente Gangsta, entre outros, esta querendo se mobilizar, em vários cantos do Brasil, para mandarmos ajuda aí pra comunidade da Olga... Teria algum endereço onde a gente pudesse mandar roupas, comidas pra essas famílias? Fico no aguardo da sua resposta... Qualquer coisa: setimo_discipulo_novomsn@hotmail.com Abraços

Marcel Agarie disse...

Olá Ferrez...Acompanho seu blog. Sinto muito pela situação e gostaria de saber de que forma as pessoas podem ajudar. Cuido de 2 jornais, blogs e sites regionais e gostaria de divulgar as entidades que estão apoiando as pessoas da comunidade para conseguir doações e suprimentos. Entre em contato comigo no marcel.dalia@terra.com.br
boa sorte! Abraços!

Jéssica Balbino disse...

Ferrez, sempre admirei teu corre e agora mais ainda.
Tô sempre ligada nas postagens e fiquei muito triste com a situação do pessoal daí !
Mesmo longe, tenho sentido daqui...lamentável a situação a que chegamos, mas o que consola é ver a galera empenhada em ajudar...entre anônimos e os que eu conheço, um salve pra vc, pro Renato Vital e pro Sérgio Vaz, sempre colaborando com uma quebrada melhor !
PAZ ! beijão

PROJETO IPÊS disse...

Acompanhei pela tv, uma verdadeira barbárie um nojo um monte de reportes escroto querendo falar em nome dos moradores como salvador da pátria, os mesmos reportes que defendem o capital e seus chefes, esses repórteres não passam de papagaios que repetem o que seus chefetes querem. Na constituição Brasileira diz que educação, saúde e moradia e um dever social mas na verdade o que vale são as grandes corporações que derrubem os barracos e construam supermercados e condomínios chiques, e o mais triste, tem muitos moradores que apóiam essas intervenções caindo no papo da mídia achando que vai ter melhorias para o bairro afinal neguem quer como vizinho uma favela.
Minha impotência só não e maior que minha indignação.
Força aos moradores e moradia para todos.

. disse...

Só de ver o Eduardo carregando mantimentos pro povo que curte o som dele, meus olhos ficam cheios d´água. Ver o senador que eu apostei o meu voto, conversando olho no olho com a população também me deixe bobo, em pensar que um tal de Afif quase tirou ele de lá. Eu vos amo, e não é simpatia, isso é de coração. Vamos a luta, semana que vem vejo se consigo levar um cesta básica pro pessoal. Abraços.

. disse...

Vamos Batalhar, pra que consigamos pelo menos a vitória nessa luta, que não tá nada fácil. Não vou deixar de ajudar no que eu puder. Ter expulsado a viatura da rede globo foi uma boa, uma grande vitória. Abraços.

Unknown disse...

parabens que deus te guie

Edna Moda disse...

Parabéns pelo seu blog que mencionado no blog que indica blogs http://ednamoda.blogspot.com/

Patricia Ashanti disse...

Salve!
Ferrez, estou tentando mobilizar a comunidades de aprendizes da ELT – Escola Livre de teatro de Santo André, para ajudar nesta luta.
Como faço pra levar os mantimentos, vc´s tem algum posto de arrecadação? Sei que falta tudo, mas tem algo que eles precisam mais.
Patrícia.leal@hotmail.com
http://www.orkut.com.br/Main#Home.aspx
Abraço Patrícia Leal

vinicius mancini disse...

Ferrez. Cheguei no teu blog através do twitter do observatório de favelas (twitter.com/defavelas). Curti seu trampo, vou acompanhar o blog. Já pensou em fazer um twitter? Acho que poderia expandir seu alcance ali.

To lançando um post com seu blog no meu twitter tb: twitter.com/mancinivt

É isso ae! Parabéns pelo trampo!

Abraço!

Robson Canto disse...

VIERAM MONTAR MILÍCIA NO HELIÓPOLS.

AONDE JÁ SE VIU A GCM (GUARDA CIVIL METROPOLITANA) PERSEGUIR LADRÕES DE CARROS, DE FAROL APAGADO DENTRO DA FAVELA E PERTO DA “BIQUEIRA” (boca de fumo pros leigos)? PRA RECUPERAR UM FORD KÁ? VIERAM MONTAR MILÍCIA NO HELIÓPOLS. EU SÓ NÃO ACREDITO QUE ALGUÉM, IA IMAGINAR QUE ERA PERSEGUIÇÃO?... A UM FORD KÁ (UM CARRINHO SEM VERGONHA, QUE NÃO VALE NEM BUCHA DE MACONHA)?! CONTA OUTRA! ESSA NEM MINHA VÓ?!
E PARA APAVORAR TODO MUNDO, MATARAM A MENINA QUE TAVA VOLTANDO DA ESCOLA!

VERMES

SENHOR; NÃO OS PERDOEM, ELES SABEM O QUE FAZEM!


III REICH, NA FAVELA... NÃO!!! FORA CLÃ NAZISTA!!!

diário de um fofoqueiro disse...

Oi Ferrez .. Eu sou o Cristian e estudo em Sao Mateus - Rodolfo Pirani . Zona Leste . E conheci a sua história no meu caderno de Portugues . Nós estamos na sala de informática aprendendo mais sobre você .
Você é um herói para a minha professora .
E aqui onde eu moro parece aí . No Capão Redondo.

Unknown disse...

Oi ferrez meu nome é gustavo eu moro no rodolfo pirani eu vi tudo o que voce,aqui perto tem uma favela paresse esta fotos que tinha a favela.
conheci voce no meu livro de portugues vi tudo o que voce fez pelo pelo seu bairro voces transformaram um ponto de drogas e virou uma biblioteca eu achei muito interessante o que voces fizeram voces estão de parabens

Roberto Matias disse...

Ferrez gostamos muito de sua historia, nossa professora Elisane
nos falou sobre sua historia e foi otima . Nós lemos sobre vc e adoramos e principalmente que tinha girias no texto.

Arte na Medida disse...

Ivan Reis - São José do Rio Preto, Ferréz aqcompanho o seu trabalho des de os tempo de palestras na UNIFAI, professora Vilma Deleo Pessoa... Sou um admirador seu e do Sérgio Va... Cara é uma vergonha ver que nosso país ainda vive um alimenta a hipocrisia arcaícas!!!!!Dos tempos da Corte Portuguesa de valorizar a elite e espurgar os pobres!!! Nasci em uma favela do grajaú SP e hoje vivo em Rio Preto, pois o meu trabalho está ligado a esta cidade, porém quem nasceu no gueto sabe bem o que é isto. Muita boa sorte aí manos!!!!!!!

Unknown disse...

" O sol não tem preconceito"

isso mesmo