Blog do escritor Ferréz

Feira do rolo (Ferréz)

Feira do Rolo.

Ao longe agente já pode ver um monte de barracas, quase todas com uma lona amarela cobrindo para eventuais chuvas, ou mais provável, para proteger do sol o que elas deixam a mostra.
Pela estrada de Itapecerica é mais fácil, mas ela não tem só um endereço, na verdade tem dezenas, e talvez até centenas.
O terreno da ultima vez que foi usado foi por um circo, não o circo que recebe mais de nove milhões da lei rounet, não esse que te falo é nacional, com trabalhadores oriundos de várias quebradas, Pernambuco, Bahia, Minas, só brasileiros cansados da seca, do desemprego, mas que no fim do dia põe o sorriso em outros rostos.
O circo passou, o parquinho de diversões também, mas o terreno ficou, vazio, empoeirado, poeira essa que se levanta quando as primeiras barracas começam a ser montadas lá pelas sete horas da manhã.
São três corredores, metade da feira espõe no chão mesmo.
Pra estacionar o carro é uma calamidade, afinal na feira do rolo, todo mundo quer vender ou trocar algo, e não é difícil você ver homens testando motores, quase encostando o ouvido no bloco de ferro para ver se está falhando.
Muitos deixam os carros abertos, ai um entra, fuça, senta, mexe no porta mala, vai ver que se apaixona?
Esse é um Puma moço, ta zerado, pintura ok, ta novinho.
Então porque ta passando ele?
To com problema com a muié, sabe né, to desempregado.
Mas é bom você não ir para grupo, todo mês ele tem um carro ou dois para vender, então esse problema com a mulher é eterno.
Levo algumas fitas VHS, os filmes bons eu guardei, ação, aventura, mas os pornôs não dá para ficar, depois que fechei a locadora, não há mais espaço para nada em casa. Andando com os filmes, nem precisei oferecer.
Quer fazer rolo nessas fita? Me abordou um homem que um dia foi branco, mas hoje o sol mudou isso, sem camisa, calça jeans até o tornozelo e com um amigo do lado, também moreno, só que com camiseta regata branca.
O que você tem ai? eu arrisco.
Tem isso aqui! E o sem camisa puxa da sacola um vídeo game Super Nintendo, sem controle, sem cabo, eu olho rapidamente e pergunto quantas fitas ele quer. Antes de responder o amigo dele se intromete e fala que tem um dvd de karatê pra rolo e pergunta quantas fitas dou nele.
O sem camisa encara ele, afinal ele ta atravessando o rolo, eu falo que dou quatro fitas, ele aceita, pega o dvd e me dá, Dragão Negro, já sei na hora porque ele não quer, é legendado, e isso é um grande defeito por aqui.
O amigo pega as outras fitas na minha sacola e começa a olhar, então pede. Deixa todas?
Eu penso, tem 7, olho o Super Nintendo e sei que é mais fácil de trocar do que fita, topo e saiu em seguida.
A Elaine ta comigo, não tira os olhos da barraca, tanta coisa, telefone antigo, aparelho de som, celular, mas o que predomina é peça de carro.
Agente anda com dificuldade, de cada seis pessoas que agente vê, uma tem um vídeo cassete embaixo do braço, e outra ta levando uma bicicleta.
Um homem me para e pergunta apontando para minha corrente.
Gosta de corrente?
Gosto sim, respondo.
Ele abre a camisa e fala. Vê essa? Dá cinco nela?
Eu digo que não, uma ta bom, dou boa tarde e saio, o outro ta olhando pra minha sacola, pergunta o que é, respondo que é um Super Nintendo, ele sai.
Ali é assim, tudo muito rápido, interessou tem idéia, não interessou tchau.
Vou andando e paro numa barraca de games, olho um Master Systen, lembro que minha mãe me deu um, porra trabalhei dois anos na padaria e não consegui juntar o dinheiro, e agora ele num vale nada.
Na época minha mãe me deu um, na hora que vi meu coração balançou, e agora de novo, chamo o caro no rolo, ele pega o Super Nintendo e fala.
Sei não, olha aqui, esse ta queimado...pegou aonde?
Ali, no cara, ele tava andando.
Hi! Então ta ruim memo, ta todo zuado, olha o parafuso, ta espanado, e isso aqui em volta é cola, o cara abriu e quebrou tudo, mas eu pego no escuro.
Eu fico pensando, os caras são gênios, acabei de pegar o negócio e não reparei nada, ele já pegou e agora o aparelho vale muito menos, depois de cinco minutos estou com o Máster Systen na mão, com o meu Super Nintendo e com quinze reais a menos no bolso, agora já começo a andar atrás de um controle, depois de dez minutos acho um, cinco reais.
Então eu e a Elaine decidimos ir, enquanto ando, passo por uma barraca de VHS e vejo uma fita de um dos episódios do arquivo X, já sei que vou voltar na outra semana pra comprar, mas nem precisei desse motivo, o vídeo game não funcionou.
Então é outro domingo, lá vamos nós de novo, levo o vídeo game e apresento ao senhor.
O que? Não funcionou? Num tem problema, pega outro ai, e dessa vez vamos testar.
Então pego outro aparelho e o ajudante dele me leva na Perua Combi que faz os testes, chego lá um monte de gente com vários aparelhos nas mãos fazem fila para o testador, um pernambucano de 29 anos, camisa social, todo molhado de suor, nos olha com calma e pergunta o que é.
O Alemão mandou testar esse vídeo game aqui!
O testador pega o Máster, coloca na tomada, agente liga e acende a luz.
Ta testado. ele diz.
O ajudante do Alemão com ar de experiência diz.
Luz acesa num indica nada, liga o jogo, o pernambucano meio contrariado liga o resto do aparelho e o jogo aparece na tv.
Agora sim.
Mas antes de entrega, ele tira um pincel, pega o aparelho e dá uma limpada, depois diz.
Ta vendo? Tem gente que acha caro, dois reais pra testar e eu ainda limpo o aparelho.
Chegamos na barraca do Alemão de novo, antes o ajudante dele me dizer que só faz esse bico para não ficar em casa.
Minha mulher é foda, enche meu saco, ta grávida então se vê né, prefiro ficar aqui, ajudo o Alemão, mas meu ramo é segurança.
Eu ouço atentamente, aprendi com os repórteres da Caros a ouvir.
A poeira levanta, o calor ta de matar, o número de pessoas aumenta, eu pego o vídeo game e saiu, estou quase saindo da feira quando vejo a barraca de VHS, pergunto o preço da fita do Arquivo X. Pago os dois Reais, mas vejo vários outros filmes, compro mais dois, e um deles é o Bullet, clássico estrelado por 2 Pac.
Empolgação, fazia tempo que estava atrás desse filme, mas esqueci que na feira do rolo você nunca pode se empolgar, então horas depois quando ponho o filme no meu vídeo e sento na sala esfregando as mãos, vejo que começa a passar, em vez de Bullet, o filme era pornô.
Semana que vem vou lá de novo ver se acho um rolo pro filme.


Ferréz é escritor, autor de 4 livros, e prepara um novo romance para breve.

6 comentários:

Tudo Porno disse...

Nuss. que legal a historia!

aqui ta de parabens!

Sou novo nesse negocio de blog!pq o meu ainda ta meu porquinho!
mais em compensanção o seu e perfeito!

Robson Canto disse...

Um novo livro para quando? Que dia? Que hora? Onde vai ser? Qual é o nome do livro? Quantas págs? Responde me tira essa angustia porra!

canto.

Bot-S Zandu disse...

Salve Ferrez, todos correria - salve!

Véio, tua história tá muito bem contada! Fiquei me sentindo íntimo da "feira do rolo" e, lógico, dei várias risadas com o rolo armado com filme pornô - huahaha! O danado acabou voltando, né? Enredo dez.Prbns!
Bom, tava de rolé por aqui. Há tempos que não me inteirava do universo hiphop e por acaso meu cunhado lembropu de mim outro dia - olha, essa revista tem uma matéria de sk8borde da terceira idade, guardei pra ti. CartaCapital de maio. Beleza, li e passei a vista numa notinha: reprê total no dia da Virada cultural! Falei, putz, tenho que saber como fo isso - fui nos favoritos e tava lá, meio empoeiro o link do ferrez - ainda tôp na busca...
1braço
xandu, aki do rio.

Bot-S Zandu disse...

Salve Ferrez, todos correria - salve!

Cara, fiquei íntimo legal da feira do rolo e dei várias risadas dessa de se livrar das fitas pornôs - huahhaha! Ficou muito bom o enredo! 10!

Tava de rolé por aki. Meu cunhado guardou pra mim uma CartaCapital de maio, matéria com sk8tistas da terceira idade, lembrou de mim. Numa notinha tava lá - maior reprê na Virada Cultural! Preciso ver isso. Catei nos favoritos o link do ferrez, já empoeirado é verdade, para saber dessa história. Bom, o rolé não acabou. QQ dia pinto no LiteraturaMarginal, espero.
1braço
xandu, aki do rio.

Unknown disse...

salve salve..AHE rapaziada HistoriA nervOsaa manoSs..baguIOO nervoso memsoo ..entumm parcerOo termino por aqui faloww guapoX--ctba-pr

NS Publicidade disse...

é eu ja passei por isso. ali só tem cobra criada prbz sua historia ta muito bem contada e correta.a gente só vai pensado em se dá bem mas acaba se ferrando-né? até por que o nome ja diz tudo feira do rolo ou do roubo.??? quando é que vc vai contar mais? um abraço naldo santo aqui de sampa