Blog do escritor Ferréz

Feito, vendido e usado no Gueto.

A 7 anos, quando bordei 5 bonés com o nome 1DASUL na frente e Capão Pecado atras e mostrei para meus amigos, eles disseram.

- Legal, mas quem vai usar um boné escrito Capão? acho que cê tá de chapéu.

e depois de 7 anos a zona sul toda está de chapéu.

em janeiro de 1999 Eu e um parceiro chamado José Carlos, juntamos o dinheiro que iamos usar para procurar trampo e fomos no Bráz, compramos 5 camisas, na outra semana juntamos mais alguns trocados e estampamos nelas a frase: Roupa de rua.

Vendiamos a pé, iamos daqui do Jardim Comercial, subiámos pelo Jardim Ângela e iamos sair no Novo Santo Amaro.

quando um outro conhecido me viu com as bolsas de roupas vendendo na rua ele falou:

-Caralho Ferréz, estudou tanto pra vender roupa na rua?

Mas eu nunca olhava pra traz, porque em casa eu tinha que chegar com algum para que tivesse comida no outro dia.

montei a loja na garagem da minha mãe, terminei de pagar a porta de aço em 6 meses, o José Carlos desistiu e foi procurar emprego, ai o Fábio (Cebola) foi somar comigo.

tinha dia que ninguém entrava na loja, e vários deram palpites para que agente vendesse roupas que estavam na moda, Pakalolo, HD, e várias outras, mas agente nunca aceitou.

depois de alguns meses, o Cebola foi obrigado a sair, pois agente não ganhava nem o do pão, eu fechei a loja e fui trabalhar num site.

juntei dinheiro durante 6 meses, sai do site e comprei tudo de camisa e boné para estampar, abri a loja de novo.








Nesse meio tempo, apoiamos grupos de rap, patrocinamos times de futebol, bancamos várias festas na quebrada e também nos envolvemos com todo tipo de projeto que tinha a cara da perifa.




As pessoas entravam na loja, mas estranhavam os desenhos: - Só tem desenho de favela? - só tem pobre nas roupas?

e eu explicava que a idéia era ser uma marca diferente, que era fazer algo com a nossa cara, com a nossa cultura e que agente num era pobre, agente só não tinha as coisas e por enquanto.

1 a 1 agente foi passando a idéia da 1dasul.










Depois de mudar a loja de lugar pela segunda vez, pude montar meu escritório, ficava numa casa nos fundos, lá também era o estoque, onde o Tico, o Cebola e o Alex me ajudava a dobrar as roupas e embalar.

por lá também passaram o Conceito Moral que ensaiava comigo, e todos os manos do rap.





O André foi o primeiro a fazer a tatuagem da 1dasul, depois foi o Alex, que é dessa foto ai em cima, e dai em diante vários manos fizeram a tatuagem.






descobrir gente que costurava e fazia silck foi uma surpresa muito grande, correndo com a 1dasul eu pude constatar que as marcas da elite era tudo ilusão, as tias daqui costuravam as roupas da HD, Forum, Cavalera, Adidas, e os manos daqui eram os que faziam os silcks, que são as estampas.
Ou seja, aquele pano que fazia agente se sentir melhor que os outros, pois eram caros e vendidos em shoppings e lojas do centro, na verdade eram produzidos aqui.

depois de 2 anos, eu senti a nescessidade de criar um símbolo pra marca, algo que nos desse orgulho e fosse comparado com vitória, e o South fez o brasão que hoje representa a zona sul de São Paulo.


Dia 1 de abril de 2007 agente comemora 8 anos de 1dasul, uma idéia que fez agente sofrer um bocado, mas que nos dá alegrias bem maiores, e hoje junto com o DAvi, e o Cebola de volta, só faltou mesmo o Alex para o time ficar completo.

Novas pessoas chegaram, como o Maurício e o Negredo, outras se foram como o parceiro Aice, Rod, Charles.

mas todos eles também tem um pouquinho de mão nessa vitória.
Afinal nem todos são, mas os que são representa.





1dasul Capão-Sp agente faz, vende e usa no gueto, quem duvidar pode chegar e conferir, afinal a marca foi consagrada pelo melhor público que existe, os manos e minas da rua.



9 comentários:

... disse...

porra ferrez li essa historia ai mano e fikei de keixo caido pq eu tenho mais ki vcs tinham quando começaram e vivo reclamando cara mais essa historia ai mudo minha idea de mundo
ai num foi a primeira vez ki ouvi fala de vc e sei ki num vai ser a ultima se pa logo mais nois se tromba ai no capao ou no apurá!!

thiago soares de souza

aliado-thi@hotmail.com

Unknown disse...

kero uma bombetaaa dessa veiii
como fasço pra conaeguii?

so do interiorrr
pago muito pra essas bonbeta e talllll

igui_1990@hotmail.com

Paz aew mlkadaaa

Unknown disse...

Luan !!!!!
ai fera onde eu compro uma bobeta desssa
abraço
luan_590@hotmail.com

FraaOne disse...

aee ferrez

eO tenhO o meO
e sei ki o corre
eh lokO

o meO eh branko e vinhO

aii certO foi vc de num desisti do seO
sonhO


um abraçO

Sempre juntO e misturadO
fravrinhu_3_6i@hotmail.com

Maycon S. disse...

dae maano
fmz nas quebradas q caminha ai blz irmão
pq a caminha não é fácil ta ligado
falow mano
mayco.ferruge@hotmail.com

jhow disse...

salve ferrez!!!queria parabenizar por uma história de gloria mano são poucos que representa assim em sem comentarios manow ai queria saber se tem como vc mandar uma pwita e uma bonbeta da 1 da sul pra mim ai manow meu email è jhowstuart1993@hotmail.com agradeçe ai manow fika com deus ai segue a saga !!!

Unknown disse...

Como faço pra comprar um boné ? e quanto que é ?

RENATO CLEBER (RCJAY) disse...

SOU DO INTERIOR DO PARANA MAS DE ANO EM ANO VOU A SAMPA SÓ PRA COMPRAR ALGUNS ARTIGOS PORQUE ESSA MARCA É GERRILHEIRA...NÃO CONHEÇO PESSOLMENTE NEM FERREZ NEM NINGÉM INVOLVIDO DIRETAMENTE COM A MARCA MAS SEI A CORRERIA Q VCS FIZERAM PRA ERGUER ESSES SIMBOLO...ESPERO Q VCS NUMCA PAREM COM A MARCA EM ABRIL VOU ESTAR NA GALERIA MAS UMA VEZ PRA TRAZER UNS ARTIGO.ASS DJRCJAY

Unknown disse...

[i][b]Mlk continuem assim, pq eh isso ke prevalece xapa. Abraço e fika firme e forte, salve aqui do Jd. Sandra(cotia)! Tamu longe mais não esquecidos!