Blog do escritor Ferréz




Acabo de ler mais um livro sobre Canudos, dessa vez um Silva que nem eu, o José Erenilson da Silva que nesse romance história narra a aventura épica de Antônio Conselheiro.

O sonho que vira pesadelo, que o Brasil insiste em esconder está em grandes livros, um deles é Os Sertões de Euclides da Cunha, que tem uma importância história fudida, mas na moral é muito preconceituoso, aqui vai um trecho:

Canudos era o homizio de famigerados facínoras. Em dilatado raio do povoado, talavam-se fazendas, saqueavam-se lugarejos, conquistavam-se cidades. Os desordeiros volvima cheios de despojos para o arraial, onde ninguém lhes tomava ocnta dos desmandos.

outro trecho é pior ainda:

Faces murchas de velhas - esgrouviados viragos em cuja boca de ser um pecado mortal a prece: grenhas maltradas de crioulas retintas, cbelos corredios e duros, de cabolcas, trunfa escandalosas de africanas.

e me desculpem mas dá nojo continuar, o relato feito pelo almofadinha Euclides pro vezes juga Antônio Conselheiro e seu povo, que na verdade era as vítimas.

Os Bravos de Belo Monte morreram matando, não se renderam nem se renderiam jamais. Defendia um idela, um sonho de liberdade. olhe as fotos, veja você mesmo, pesquise o assunto e verá uma grande aliança da elite, da igreja e dos governantes para exterminar qualquer tentativa de algo novo, será que alguma coisa mudou?

os guerreiros de Belo Monte queriam um pedaço de chão, um pedaço de paraiso, algo que pudessem olhar e ter orgulho, em vez disso ganharam a guerra.

que o Brasil que continua negando sua verdadeira história, um dia pessa perdão por massacrar tanta gente inocente.

na Gazeta de notícias, Machado de Assis escrevia:

Protesto contra a perseguição que se está fazendo a gente de Antonio conselheiro. em que consiste a doutrina desse homem? deve exercer uma fascinação muito grande. trato de conselheirismo e por causa dle é que protesto e torno a protestar. precisamos conhecer as feições do Conselheiro, essa celebridade cujo nome faz baixar os nossos fundos em Nova york e em Londeres. Caso destruam Canudos e dizimem seus habitantes, que nos ficará depois da vitória da lei?

depois de alguns dias desse texto, a cabeça de Conselheiro foi levada pelos soldados.

história é foda, dá revolta, mas também nos abre os olhos.

Ferréz

3 comentários:

. disse...

Salve Férrez.

Vi em um livro de história uma gravura que me impressionou um pouco. Antônio Conselheiro estava gigante, e a frente dele milhares de pessoas, e uma igreja ao lado. Fico imaginando o que será que aquilo siginifica. Será que é o poder da fé de Conselheiro em um mundo melhor, perante o povo, maior que o da Igreja. Sei lá imaginei uma porção de coisas. O texto tá ótimo, estou precisando ler muito sobre esse assunto também.

Robson Canto disse...

E ai tio!
Faz um favor lê meu último texto e me diz que cê acha!!!

inté! Satisfação em reve-lo!

Unknown disse...

oi sou biel GT liga quem tem x box me adiciona entao fiz uma peça eu era o nego du mano foi muito louco em mais daora foi a leitura do seu livro naminha apostila bom eu qeria saber sobre algumas coisas sobre o negredo e tudo mais bom é so isso falooooooooooooooo