Blog do escritor Ferréz

Teto e Tinta - fazendo pelo próximo.


1ª edição do evento Teto e Tinta une arte urbana e ação social em SP

Artistas expressam sua criatividade em prol da ONG Um Teto para meu País

Novembro/2010 – A organização Um Teto para meu País (UTPMP), que constrói casas emergenciais para pessoas que vivem em situação de extrema pobreza, e 50 artistas da cena urbana paulista envolvidos com grafite, ilustração, literatura e música, estarão unidos durante todo o mês de novembro por uma causa social de combate à miséria no Brasil.

A 1ª edição do evento “Teto e Tinta, Pintando e Construindo Sonhos”, contará com a participação de grandes nomes do grafite brasileiro, além de talentosos ilustradores e escritores. Apresentada em forma de exposição itinerante na cidade, as obras serão vendidas ao público pra arrecadar fundos para a construção de novas habitações emergências nas favelas da cidade e ajudar com a proposta da ONG de erradicar a extrema pobreza na América.

Cada artista convidado irá customizar as casinhas (que tem o mesmo formato das casas construídas pela ONG) e ainda podem ser usadas como cofrinho; e as obras serão vendidas a preços entre R$ 50,00 e R$ 1.000,00. O obtido na venda será revertido para a organização. A abertura da exposição será no Bar Kabul, no bairro da Consolação, no próximo dia 8 de novembro.

Segundo Joana Ricci, Diretora de Comunicação da UTPMP, a idéia é utilizar a arte em função a ação social. “O conceito é unir diferentes públicos que possuem o mesmo interesse de ajudar as famílias que vivem em condições precárias”, explica. Mundano, artista e curador da exposição, acrescenta que para 2011 irá estender a lista de participantes e as ações dos artistas poderão chegar aos muros da cidade. Mundano afirma que essa é uma ótima oportunidade para a população adiquirir obras de renomados artistas em um suporte inusitado, e ainda ajudar diversas famílias em condições precárias.

Sobre o evento:
Local de exposição: Espaço Cultural Bar Kabul.
Rua Pedro Taques, 124 (travessa da Rua da Consolação).
Dia 8 de Novembro, às 20h (entrada grátis).

Lista de artistas que vão doar suas obras:
ALEXANDRE PUGA, APOLO TORRES, ARMAMENTO VISUAL, AUNY, BAGRE, BINHO, BIOFA, CALLE, CAPS, CARLOS ADÃO, CAUS, CENA7, CHÃ, CHORAS, CRÂNIO, CIPÓ, DEDO, DESP, DIEGO TIRADENTES, DOES, DONANENA, ENIVO, EVANDRO NOT, EVOL, FERRÉZ, FALGE, FLÁVIO SAMELO, FLOR, FULONE, GEN, GOMS, GOY, GUETO, GUI, ISKORRE, JERRY BATISTA, JULIO DOJSCAR, JULEE, LITO, LEON, LOBOT, LOCONES, MAGRELA, MAO, MAURO, MITO, MUNDANO, NÃO, NOMIEZ, OBRANCO, OSBICHOVIVO-NALDO, OZI, PAN, PIFO, PIXOTE, PIXOTOSCO, PONTELLO, QUITANDA URBANA, RAS, RODRIGO OGI, RONAH, SAIDE, SINHÁ, SKOITO, SLIKS, SOLA, SUSTOS-LC, TCHÉ, THIAGO BENDER, TICONE, TIKKA, TIM, TINHO, TROLHAS-IVAN, TUMULOS-TATEI, URBAN TRASH ART, WHIP e ZITO.


Sobre Um Teto para meu País Brasil

Um Teto para meu País (UTPMP) é uma organização que trabalha para melhorar a qualidade de vida de pessoas que vivem em condições de extrema pobreza por meio de construções de casas de emergência e planos de desenvolvimento social. A organização tem como objetivo posicionar o seu trabalho para se tornar referência no combate à extrema pobreza na América Latina. No Brasil, são desenvolvidas constantes ações a fim de divulgar para toda a sociedade a atuação com as famílias mais vulneráveis do continente. Desde que iniciou sua atuação no Brasil UTPMP já construiu 384 casas de emergências para pessoas em condição de extrema pobreza na Grande São Paulo. A ONG conta com a colaboração de doações voluntárias e das grandes empresas para realizar as construções e mudar o cenário da desigualdade na América.

Histórico da Um Teto para Meu País

Por iniciativa de um grupo de jovens universitários, a organização nasceu no Chile, em 1997. O objetivo inicial é denunciar a pobreza em que viviam milhares de latino-americanos. Em 2001, após dois terremotos na região do Peru e de El Salvador, que pioraram a vida das comunidades daquelas regiões, a ação passou a se expandir no continente. Hoje são mais de 250 mil voluntários e 70 mil famílias já beneficiadas nos 19 países em que a organização está presente: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai. Mais informações em www.umtetoparameupais.org.br

Informações para a imprensa:

Acta Comunicação
Fernando Lima / Monique Coutinho
(11) 2924.8067 - 9239.4594
www.actaimprensa.com.br
actaimprensa@actaimprensa.com.br
www.twitter.com/actaimprensa

Nenhum comentário: